Condições para uma entrega bem-sucedida de contentores
1- A largura das vias de acesso e o espaço de viragem devem ser suficientes para o camião
Os camiões porta-contentores são longos, especialmente se transportarem um contentor de 40 pés. Assim sendo, se para aceder ao local de descarga a faixa de rodagem e a rua forem estreitas, o camião poderá não conseguir virar em ângulo reto.
O camião deve ter espaço para conduzir ou manobrar para fazer a(s) sua(s) curva(s) com sucesso, seja para a frente ou para trás.
É claro que as estradas de acesso também devem ser suficientemente largas para chegar ao seu destino (pelo menos aproximadamente 2,60 m porque não se deve esquecer os espelhos retrovisores da cabine).
2- A altura livre deve ser suficiente para que o camião
Mas vamos também levantar um pouco a cabeça: um camião porta-contentores é alto! O obstáculo mais comum são os cabos telefónicos e elétricos. Mas também podem ser ramos de árvores, varandas ou pontes. É necessário um mínimo de 3,70 m de altura livre.
Considerar não só os obstáculos em altura à entrada da zona de entrega, mas também antes de chegar às estradas de acesso, nomeadamente árvores baixas que terão de ser podadas (não devem tocar na cabina do camião).
3- A inclinação não deve ser muito acentuada
Por vezes, para aceder ao terreno a partir da estrada é necessário percorrer um caminho e o declive pode ser muito acentuado num curto percurso. Dado o peso do camião e a carga, isto pode ser impossível de ultrapassar porque a maioria dos camiões-grua que entregam contentores não são 4×4 todo-o-terreno!
4- O solo deve estar estabilizado
Os camiões porta-contentores equipados com grua são muito pesados, principalmente porque a sua potente grua é também muito pesada, muito mais pesada do que a que se encontra nos camiões que entregam paletes de materiais nos estaleiros de construção.
Por exemplo, um camião grua que transporta um contentor de 20 pés pesa 18 a 20 toneladas vazio, dependendo do modelo.
Existe um grande risco de ficar atolado se se aventurar em terreno macio, como um relvado ou um campo, especialmente porque a grande maioria tem apenas duas rodas motrizes.
Como movimentar um contentor em solo mole ou numa área não acessível ao camião de entrega?
Neste caso, será necessário utilizar outro equipamento após a descarga para levar o contentor até ao seu local, ou considerar a utilização de uma grua móvel todo-o-terreno (ver abaixo). Existem então três métodos:
Em recipientes de 6 metros, utilize os bolsos para garfos ao longo do comprimento do recipiente (com garfos longos porque o recipiente tem 2,44 m de largura)
Puxe o contentor através de correntes ou correias de manuseamento com um trator, uma escavadora mecânica, um veículo potente ou um manipulador todo-o-terreno.
Guindaste novamente o contentor com uma escavadora mecânica, um tractor ou um manipulador manual, certificando-te de utilizar lingas adaptadas ao peso do contentor.
A escavadora mecânica pode ser uma solução para movimentar um contentor marítimo em solo macio e não acessível a camiões. No entanto, é necessário estar muito atento à segurança porque, dado o peso dos contentores, a deflexão do braço articulado não é muito significativa. Cuidado para não tombar a escavadora devido ao peso do contentor!
5- O camião grua deve ter espaço para implantar as suas pernas estabilizadoras
Além disso, para acionar a grua e compensar o efeito de alavanca criado no camião, é necessário retirar as canadianas para garantir um bom assentamento e garantir a segurança na descarga do contentor. Estes suportes estendem-se para a lateral do camião, pelo que é necessário ter espaço para os retirar, geralmente 1 a 2 metros dependendo do camião.
Para além do espaço necessário, também aqui a questão da estabilidade do solo é extremamente importante. Será exercida uma forte pressão sobre as pernas dos suportes por causa do braço de alavanca criado pela carga na extremidade da lança do guindaste. Se o solo for mole, irão afundar e destabilizar o camião que deve permanecer na horizontal por segurança.
6- O guindaste deve ser capaz de chegar ao local de descarga do contentor
Também aqui deve primeiro olhar para cima porque o guindaste deve ser capaz de se movimentar e de se mover sem encontrar obstáculos. Os mais comuns são os cabos elétricos e as árvores, ou mesmo placas que se projetam de um edifício. Obviamente, os próprios edifícios podem ser obstáculos (saliências do telhado, por exemplo).
Dois outros parâmetros fundamentais devem ser tidos em conta:
A distância entre o eixo do guindaste e o local de descarga. O alcance do guindaste montado no camião não é infinito e quanto mais longe se vai, menos carga consegue transportar.
A altura entre o ponto de amarração do guindaste e o nível do local de descarga. Colocar um contentor mais alto do que o guindaste será mais fácil do que colocá-lo mais baixo, dependendo do alcance necessário.
Sobre estes dois aspectos não são possíveis generalizações porque dependem directamente das características do camião e, sobretudo, das da sua grua. É assim caso a caso com o transportador que poderemos avaliar a viabilidade da descarga.
Podem ser ultrapassados obstáculos entre o camião do braço do guindaste e o local de descarga do contentor?
A altura máxima dos obstáculos que podem ser transpostos (como sebes, muros baixos, barreiras) é de 3 metros.
7- Qual a alternativa ao camião grua para entregas complicadas de contentores?
O guindaste móvel todo-o-terreno é A solução! Podem viajar em estradas públicas e depois aceder a terrenos não estabilizados. Mas acima de tudo o “PPM”, como por vezes também é designado, oferece extraordinárias capacidades de elevação tanto em alcance como em altura, tanto que não lhe é difícil passar por cima de edifícios. Recorremos frequentemente a ela para projetos de construção de casas ou contentores.
